Arnav Kapur

MIT Midia Lab|

Inventor e Pesquisador

Arnav Kapur é inventor, pesquisador e estrela em ascensão do MIT Midia Lab, onde ele está trabalha para construir um futuro em que as pessoas estão no centro da tecnologia que é usada para o bem – estendendo nossa inteligência e habilidades multifacetadas sem nos desconectar de nossos ambientes, como os dispositivos digitais de hoje fazem, e nos permitindo resolver os grandes problemas do mundo.  

Ele é o líder por trás do projeto Alter Ego do MIT, um aparelho que permite comunicação silenciosa bilateral entre computadores e pessoas. Esse dispositivo utiliza eletrodos que captam sinais neuromusculares na mandíbula e no rosto desencadeados por verbalização interna – isto é, quando pronunciamos palavras “apenas em nossa mente” – mas são indetectáveis ao olho humano. Os sinais são transmitidos a um sistema de machine learning que foi treinado para correlacionar sinais específicos com palavras específicas. A máquina também permite ao usuário “ouvir” sem utilizar fones de ouvido, por meio da condução óssea no ouvido interno. 

Um explorador e criador de coração, a experiência de Kapur reside em reunir ciência e artes – disciplinas que ele acredita que oferecem perspectivas únicas, mas igualmente importantes, cada uma necessária para a resolução de problemas. Tendo crescido em Nova Delhi, Índia, Kapur oferece outra lente distinta: ele entende as diferenças culturais nas maneiras como as pessoas ao redor do mundo pensam sobre suas relações com a tecnologia.  

O currículo impressionante de invenções de Kapur prova ainda mais seu desejo de avançar a tecnologia enquanto fortalece a condição humana e aumenta nossa cognição. Em termos mais amplos, Arnav imagina um futuro em que almeja fundir homem e máquina, em que a inteligência artificial, a internet e a computação serão entrelaçadas nos seres humanos como um “segundo eu”. Reinventaríamos então a computação pessoal de tal modo que o computador e a interface se tornem parte integrante interna do usuário, ou seja, uma extensão direta da cognição humana – ampliando assim as capacidades humanas.  

O extenso portfólio de pesquisas e invenções de Kapur foi descrito por veículos de mídia de alto nível, incluindo o Smithsonian, MIT Technology Review, New Scientist, The Guardian e Forbes, entre outros. Ele e seu trabalho também foram homenageados com o prêmio Fast Company Innovation by Design, o World Technology Award, o Disrupt 100 e o FF Rising Star Award, além de vários outros reconhecimentos cobiçados. Kapur também exibiu instalações de arte na Tate Modern, no Museu de Arte da Filadélfia, no alt-AI e no QUT Brisbane.

Quem também já confirmou
presença na HSM 2021

Participe da maior evento de gestão
Da América latina

Al. Rio Negro, 1030 – Cond. Stadium – Lj. 23 Sl. 206 Alphaville – Barueri – SP 06454-000

Coloque sua empresa no maior evento de gestão Da América Latina

ASSISTA À PROGRAMAÇÃO DA HSM EXPO NOW!

Próximo Episódio
28.07
19h30

Já se inscreveu?
Cheque sua caixa de entrada: você recebeu um e-mail para validar o seu acesso (não esqueça de olhar o Spam). Após a validação, você vai receber o link, individual e exclusivo, por e-mail!
Pronto, agora é só curtir!
A plataforma de transmissão abre 1h antes do evento começar!

Ainda não se inscreveu?